Instrumentos

O nascimento da Strat

Nova curta-metragem "A Strat is Born" leva você a um passeio de alta velocidade através da criação de uma guitarra Fender Stratocaster da Fender na fabrica dos EUA em Corona, Califórnia, mostrando todas as etapas de madeira nua para palco e fechando com um pulse-pounding na trilha sonora de Wayne Kramer.





PAULO RICARDO DE JESUS GASPAR
Por Geneval (Tons de Deus)


O professor Paulo é formado em Educação Física e é “Mestre” na área de educação. O mais interessante deste professor, é que, mesmo com mestrado, decidiu por vontade própria, continuar dando aula para uma escola pública no bairro próxima a de sua casa. Ele é professor da rede estadual de ensino da E.E.B. Engº Álvaro Catão da Vila Nova Alvorada (Divinéia). Morador da Ribanceira, o professor Paulo é casado e tem um casal de filhos; o jovem por sinal, seguindo os caminhos do pai, tanto na profissão, quanto na música. Tem o jeito calado, mas não se engane adora trazer e contar piadas novas, para alegria daqueles que o espera na sala dos professores do colégio. Mas o que tem haver o professor Paulo com este link? Tudo. Ele é na atualidade um dos maiores produtores artesanais de “CAJON” da região. A produção do seu primeiro cajon foi em 2010, desde então não parou mais de produzir e vender suas verdadeiras obras de arte. Seus instrumentos já estão atravessando nosso país, e fora dele,  pela beleza e qualidade sonora dos mesmos. Hoje, além dos cajons, ele produz também bongôs de praia e paus de chuva. Mas segundo ele mesmo diz: _ ...”Gosto de fazer os cajons, o resultado final me deixa realizado, mas do que os outros instrumentos...”  O professor Paulo toca violão e é compositor. Se você gostou e quer saber mais detalhes, fale com o pessoalmente com ele pelo fone: (048)32554005. Segue as fotos de algumas produções do professor Paulo:






Guitarra elétrica 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A guitarra elétrica (também chamada apenas de guitarra) é um instrumento musical pertencente à família das guitarras, cujo som é sempre amplificado eletronicamente. É um Instrumento de cordas (ou cordofone), ou seja, o som é produzido manualmente pela vibração das cordas como no violão, porém é transformado em sinal elétrico devido a ação de captadores magnéticos (na maioria dos modelos).
Os sinais elétricos podem ser simplesmente amplificados e emitidos por um alto-falante que converte os sinais elétricos em ondas sonoras, ou pode ser modificado antes de ser novamente convertido em som pelo alto-falante.
Por sua potência sonora e pela possibilidade de alteração eletrônica de diversas características de seu timbre, as guitarras elétricas são utilizadas principalmente no rock, música pop, blues e jazz, podendo ser encontradas ainda em outros gêneros musicais.

Pode-se dividir as guitarras elétricas em dois tipos básicos: Guitarras Maciças e Guitarras Semi-acústicas.


Guitarras maciças

Fender Stratocaster

Tem corpos maciços e, em sua maioria, feitos em madeira. Materiais alternativos como alumínio e fibra de carbono também são usados. Não possuem caixa de propagação acústica, seu som natural é pouco intenso e consegue ter mais sustentabilidade na nota. Podem ter o braço embutido ao corpo (quando inteiramente feito de uma única peça de madeira), colado ou ainda parafusado. Pelo fato de não apresentarem caixa acústica, a madeira com que são construídas é a principal responsável pelo timbre que elas entoarão. As guitarras maciças são preferidas por músicos que necessitem adicionar efeitos sonoros (principalmente distorção) e tem seu uso mais realizado para produção de músicas dos estilos e derivados do rock como o heavy metal. Os modelos mais conhecidos entre as guitarras maciças são as Fender Telecaster e Stratocaster, as Gibson Les Paul e SG, bem como as guitarras Ibanez, Jackson, ESP, Washburn, muito utilizadas no heavy metal.


Guitarras semi-acústicas

Epiphone Emperor
São guitarras que possuem caixa de propagação acústica, seu tamanho é relativamente maior que as maciças e seu som natural também é mais intenso. A abertura acústica pode causar influência na captação elétrica dependendo do tipo do captador usado (maior influência com captadores passivos e menor, ou nenhuma com captadores ativos). São guitarras mais usadas sem a adição de efeitos e são preferidas por músicos na produção de músicas jazz e blues tradicional.
A guitarra semi-sólida é uma variação desenvolvida para solucionar os problemas de feedback e microfonia indesejados. É o meio-termo entre instrumento acústico e sólido. É dotado de caixa de propagação acústica com uma peça de madeira interna que estende-se do braço ao fim do corpo. Assim, seu som é uma combinação do timbre característico da guitarra acústica com a sustentação do corpo sólido. A primeira guitarra deste gênero é a Gibson ES-335, fabricada a partir de 1958.





Descrição da guitarra elétrica de corpo maciço.


 

1 - Cabeça, Paleta, Mão ou Headstock.
1.1 - Cravelhas/Tarraxas.
1.2 - Pestana.
2 - Braço e Escala.
2.1 - Casas.
2.2 - Trastes.
2.3 - Marcações.
2.4 - Junção braço/corpo.
3 - Corpo.
3.1 - Captador do braço.
3.2 - Captador da ponte.
3.3 - Ponte.
3.4 - Alavanca do trêmulo.
3.5 - Chave seletora dos captadores.
3.6 - Controles de timbre e volume.
3.7 - Jaque/Jack (conector TRS fêmea).
3.8 - Pinos de fixação da correia.
4 - Cordas.
4.1 - Cordas graves.
4.2 - Cordas agudas.

 

Cajon Turbinado


 

 

Cajón

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ToneCajon-Snare.jpg
 
Cajón é o aumentativo da palavra caja, que significa caixa em espanhol.
O cajón é um instrumento de percussão que teve sua origem no Peru colonial, onde os escravos africanos, separados de seus instrumentos de percussão pelos feitores da época, utilizaram-se de caixas de madeira e gavetas (outra tradução para cajón) para tocarem seus ritmos. Daí dizer que sua origem é afro-peruana. Com o passar do tempo o instrumento transformou-se no que conhecemos hoje por cajón. O instrumento hoje é considerado pelo governo peruano como "Patrimônio Cultural da Nação".
O cajón atravessou as fronteiras do Peru e tem encontrado espaço nas expressões musicais de diferentes culturas pelo mundo afora. Paco de Lucia foi um dos principais responsáveis pela introdução do instrumento na música flamenca. Com uma sonoridade tida como ideal para acompanhar as palmas, sapateado e a sonoridade das guitarras flamencas, o cajón popularizou-se. Hoje é tão comum a presença do instrumento nas apresentações flamencas que muitos imaginam que sua origem é espanhola.
Construído totalmente em madeira, o cajón mais difundido internacionalmente apresenta cordas colocadas por dentro sob o tampo, uma versão moderna que tem muita aceitação internacional. O instrumento encanta pela simplicidade, desempenho, por sua grandiosa vibração e versatilidade.
Por tratar-se de um instrumento muito simples e barato, o cajón vem se popularizando cada vez mais no Brasil, tanto entre os músicos profissionais quanto entre os amadores, revelando-se um acompanhamento muito rico para voz e violão. O cajón é extremamente versátil para praticamente todos os ritmos, podendo ser utilizado Acústicamente, microfonado em apresentações ao vivo, provocando no espectador a sensação de "onde está a bateria?", e ainda apresentar excelentes resultados em gravações de estúdio.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva seu comentário.